LAGARTAS

As LAGARTAS são larvas de borboletas ou mariposas. Elas possuem um aparelho bucal mastigador muito forte e por isso conseguem cortar folhas com muita rapidez. A presença de lagartas pode ser notada pelo surgimento de sua excreção caída sobre as folhas. Para o controle de lagartas na sua horta, seguem abaixo três receitas caseiras:
- CEBOLA ou CEBOLINHA VERDE (Allim cepa e Allium fistulosum): corte 1 kg de cebola e misture em água deixando o preparo curtir durante 10 dias. Se for usar cebolinha utilize a mesma quantidade, mas deixe curtir por 7 dias. Após este período, utilize 1 L da mistura para 3 L de água para pulverizar nas plantas.
- FARINHA DE TRIGO: misture 20g de farinha de trigo e 1 L de água e pulverize nas plantas em dia quente, seco e com sol.
- CALDA DE FUMO: misture 100g de fumo de rolo picado em 0,5 L de álcool e 0,5 L de água. Deixe curtir por 15 dias. Após esse período dissolva 100 g de sabão de coco em 10 L de água e junte coma mistura já curtida de fumo e álcool. Quando o ataque for intenso, pulverize nas plantas nesta concentração. Caso contrário, dilua até 20 L de água. No caso de hortaliças, respeite o prazo de 12 dias antes da colheita.
Mas LEMBREM-SE!!!! Uma lagartinha na sua horta não é infestação. Mas caso esteja ocorrendo de fato uma infestação, este é apenas um sintoma... a causa pode ser algum desequilíbrio no ambiente da sua plantação!!!!

2 comentários:

  1. ola , vou tentar a receita de farinha de trigo, os meus pés de tomates estão cheio de lagartas ,se ter certo te aviso!! obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas; vou fazer porque as lagartas estão acabando com minha plantinha.

    ResponderExcluir